Londrina – A Secretaria Municipal de Educação realiza na semana que vem, dia 30, o terceiro encontro do 4.º Seminário de Produção Científica e Projetos Educacionais dos Professores de Londrina. Quem participar desta edição vai conhecer o trabalho desenvolvido por duas docentes da rede municipal, que representam um estímulo para que professores a transformem suas aulas em livros e socializem o material científico. O seminário ocorre no auditório da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), rua Mato Grosso, 585 (centro), a partir das 19h. As inscrições para participar do evento podem ser feitas no local.

Há quase dez anos a professora Lucinéia Cunha Steca produziu, em parceria com Mariléia Dias Flores Pereira, o livro “História do Paraná do século XVI à década de 1950”, a partir dos textos preparados para ministrar aulas de história nos ensinos Fundamental e Médio. Juntando bibliografia sobre o Paraná, ilustrações e mapas indicativos, Lucinéia, que hoje é professora do Ensino de Jovens a Adultos (EJA), abordou aspectos da economia, da colonização e da cultura das regiões do Estado. “O objetivo não era contar a história do Paraná de maneira regionalista ou biográfica, citando nomes de pioneiros, donos das primeiras propriedades. A abordagem feita vai além disso, é regional”, disse.

O material, cuja tiragem inicial foi de 1.500 exemplares, segundo ela já tem sido usado por professores da rede estadual de ensino como apoio ao conteúdo trabalhado em sala de aula. De acordo com Lucinéia, a adesão maior vem dos docentes do ensino médio.