Cerca de 35 mil pessoas participaram da 14ª Festa do Milho, no distrito de Paiquerê, neste final de semana (dias 6, 7 e 8). A informação é de Josias Pereira da Silva, da organização do evento. Segundo ele, esta foi uma das melhores festas já realizadas no distrito. “Poucos festas foram iguais a esta. E isso não é só eu quem está falando, mas a comunidade toda”, afirmou.

Segundo Josias, os três dias de festas correram na mais pura tranquilidade. “Não houve brigas nem confusões. Não faltou comida e os moradores do distrito trabalharam muito para garantir o bom andamento do evento”, comentou. Segundo ele, um dos motivos da festa ser ter sido melhor do que a do ano anterior, foi o tempo firme. “No ano passado choveu demais, o que dificultou a vinda das pessoas de fora.”

Ele ressaltou também o tradicional almoço de domingo. Conforme Josias, nada foi desperdiçado. “O almoço foi um dos pontos altos. Não faltou comida para ninguém, mas também não sobrou nada, só a rapinha”, brincou. O organizador explicou que o dinheiro arrecadado com o almoço vai servir para realizar melhorias na igreja católica do distrito, assim como as demais obras necessárias no salão paroquial.

Josias avaliou positivamente a festa. Ele disse que o evento garante um dinheiro extra para os comerciantes e moradores do distrito. “A festa movimenta a economia de Paiquerê. O dinheiro das vendas serve para as pessoas comprarem o material escolar dos filhos, roupas novas e demais objetos necessários que, muitas vezes, apenas com o salário, eles não conseguem ter”, afirmou.

A 14ª Festa do Milho do distrito de Paiquerê integra o projeto “Festas Rurais” e é patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo a Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura. A festa também recebe apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.