Foto: Anderson Tozato
?Presente para a população?, diz Richa.

O bolo gigante de 315 quilos em homenagem ao 315.º aniversário de Curitiba foi servido ontem à população, na Praça Santos Andrade. O prefeito Beto Richa cortou o primeiro pedaço e o ofereceu à primeira pessoa da fila, enquanto 315 crianças do coral da Secretaria Municipal da Educação cantavam os parabéns para a cidade.

?É uma homenagem à cidade e um presente para a população?, diz Richa. O bolo foi oferecido pela Prefeitura de Curitiba, em conjunto com o Sindicato da Indústria da Panificação do Paraná (Sipcep), os Moinhos Anaconda e a empresa Líder Equipamentos para Panificação. A preparação da massa começou na terça-feira e a montagem final aconteceu ontem.

Pouco antes da distribuição do bolo, a fila de pessoas querendo um pedaço já atravessava a extensão da praça. Primeira da fila, a dona de casa Maria Neusa Rosas estava empolgada. ?Venho sempre para fazer uma homenagem à cidade. Já é o quarto ano que venho?, diz. A aposentada Matilde Hosvort, segunda na fila, estava feliz por conseguir pela primeira vez participar do aniversário de Curitiba. ?Antes eu tinha que trabalhar. Agora, aposentada, posso vir sempre?, conta. O funcionário público Sidnei de Jesus chegou cedo à fila. ?Ano passado, quando eu cheguei, o bolo já tinha acabado?.

4 mil fatias

O técnico em panificação Elton Strey, mestre-cuca responsável pelo preparo do bolo já há cinco anos, diz que é prazeroso participar da confecção. ?Vale a pena, pela população que está aqui.? Strey conta que são mais de 4 mil fatias e garantiu que o bolo ia chegar para todos na fila. Para seu preparo, 15 profissionais usaram 70 kg de ovos, 75 kg de farinha, 55 kg de açúcar e 110 kg de creme chantilly, entre outros ingredientes.