Londrina

– Moradores do distrito rural de Guaravera (distante 40 km ao sul de Londrina) vão “pôr mais água no feijão” e transformar o tradicional almoço de fim de semana em um grande banquete servido para cerca de 2.000 pessoas. Ocasião para tamanho empenho da associação de moradores da vila rural das Orquídeas, é a 2.ª Fest Vila de Guaravera, que está divulgando, desde ontem, as peculiaridades do distrito a quem mora no centro da cidade. O barracão coberto por sapê que, além de servir almoço, é o palco de apresentações musicais, começou a receber o público ontem e hoje, a partir das 11h30. Patrocinada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e apoiada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, a 2.ª Fest Vila de Guaravera entretem os visitantes com shows musicais, torneio de malha, apresentações teatrais encenadas pela própria comunidade, apresentações de dança e de grupos de cantores infantis.

Para fechar o evento, ainda foi programada a tarde de brinde”, quando serão sorteados diversos produtos em um grande bingo. Segundo o gerente de Agroindústria da Secretaria da Agricultura, Wagner Caberlin, o cardápio do almoço que será servido hoje também já está definido. Arroz, feijão, carne de porco, mandioca e saladas estão incluídos no menu ao preço de R$ 5 a refeição. “É um preço baixo, dá para todos irem. A comida é boa e o preço convidativo”, disse o gerente. Além do almoço, servido em mesas ,distribuídas por toda a estrutura montada especialmente para o evento, os moradores da vila das Orquídeas prepararam doces caseiros para serem vendidos a preços populares. Para acompanhar os pratos ainda serão encontrados diferentes tipos de refrigerantes e cervejas.

Seguindo a política de valorização dos distritos rurais e patrimônios de Londrina, a Secretaria da Agricultura planeja as ações de divulgação da produção e da cultura dos distritos por meio das festas, comumente realizadas uma vez por ano. “O principal aspecto das festas rurais é a valorização dessas comunidades. É uma forma de proporcionar cultura e lazer e motivar a organização comunitária”, afirmou o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento Nilson Ladeia. Para ele, o envolvimento em eventos comemorativos pode suscitar a organização para outras questões pertinentes à comunidade. “As pessoas percebem que a integração pode ajudar a resolver problemas. Outro aspecto diz respeito ao lazer e à cultura. As festas rurais evitam que os jovens e a comunidade da área rural tenham de vir à cidade obrigatoriamente caso queiram se divertir.’ Conforme o gerente de Agroindústria, Wagner Caberlin, a 1.ª Fest Vila de Guaravera não reuniu tantas pessoas como deve ocorrer neste ano. A razão para isso é a antecedência com que foi organizada esta edição do evento. “No ano passado foi menor. Eles deixaram para a última hora e não conseguiram patrocínio aqui da prefeitura. Mas neste ano o tempo foi maior e pudemos planejar como seria a festa.”

Eventos como este, segundo Caberlin visam a, principalmente, consolidar o potencial da área rural do município.