Uma grande festa foi realizada ontem para Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a imagem teve uma recepção calorosa, com fogos de artifício, pétalas de rosas, papel picado e muito canto dos fiéis.

Uma demonstração da enorme devoção que Nossa Senhora Aparecida recebe em todos os cantos do País. “Viva Nossa Senhora Aparecida! Viva!”, celebravam os devotos de Campo Largo. A missa foi comandada por dom Moacyr Vitti, arcebispo Metropolitano de Curitiba. Apesar da forte chuva, a igreja ficou pequena. Muita gente ficou para fora.

De acordo com Vitti, Nossa Senhora Aparecida inspira os brasileiros e gera uma admiração muito sensível nas pessoas. Prova disso é a grande quantidade de fiéis que visitam a basílica, em Aparecida, no estado de São Paulo.

Outros exemplos são as manifestações como a que aconteceu ontem em Campo Largo. “O importante é a manifestação da fé. É muito grande a devoção do povo, que procura, através dela, chegar a Jesus Cristo. É uma imagem tão pequena, mas que inspira ternura da mãe que cuida de seus filhos”, comentou.

No momento atual do Brasil, o arcebispo acredita que Nossa Senhora Aparecida faria um pedido especial: menos corrupção. “A primeira coisa que Nossa Senhora pediria é que houvesse menos corrupção entre os nossos governantes. Existe tanto desvio de dinheiro e fica por isso mesmo. A devoção concreta exige uma mudança de mentalidade dos governantes, que devem pensar menos nos próprios interesses e mais nos do povo”, afirmou.

Em 12 de outubro de 1717, três pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba. Primeiramente, a rede trouxe o corpo da imagem. Jogando a rede mais uma vez, os pescadores pegaram a cabeça e muitos peixes, o que foi considerado o primeiro milagre da santa.

A imagem passou a receber orações e uma pequena capela para ela foi construída. O espaço ficou pequeno tamanha a devoção. Houve a necessidade de construir um outro local, a antiga basílica.

Naquela época, em 1888, a princesa Isabel visitou a igreja e presenteou a santa com um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes e rubis. A construção da atual basílica começou em 1946 e a inauguração ocorreu em 1967. Nossa Senhora Aparecida foi decretada padroeira do Brasil em 1930, pelo papa Pio XI.