Brunoro disse que toda a arrecadação
da festa será revertida para
reforma da igreja.

Uma fogueira de 28 metros de altura já está montada no pátio da Capela Senhor Bom Jesus de São Gabriel, no bairro de São Gabriel, em Colombo. Ela é um dos grandes chamarizes da 11.ª Festa Junina da comunidade, que vai acontecer nos próximos dias 8 e 9.

Este ano, a fogueira superou em dois metros a do ano passado. Os organizadores da festa lavaram oito dias para montá-la, gastando trinta mil metros cúbicos de madeira, que devem ser queimados em apenas quatro horas.

Além de barracas, jogos e comidas, a festa terá atrações musicais. Participarão do evento, os grupos Sapucay e Lefigarro e a dupla Júnior e Rodrigo. As pessoas que participarem da festa terão a chance de concorrer a uma moto Honda Bizz nova. Serão cobrados ingressos de R$ 3,00 no sábado e R$ 1,00 no domingo. Eles darão direito aos cupons para o sorteio da moto.

Mauro Brunoro, um dos organizadores da festa, explicou que todo recurso arrecadado será utilizado para a reforma da igreja. Ele contou que a comunidade de São Gabriel existe a exatos cem anos. Já a igreja é um pouco mais nova, com sessenta anos.

A expectativa da organização é que o público dobre em relação ao ano passado. Em 2001, passaram pela festa 25 mil pessoas. “Fizemos uma divulgação bem melhor esse ano, por isso acredito que umas 50 mil pessoas devem comparecer”, disse Brunoro. Ele destacou que a proximidade do local é outro fator que pode atrair os visitantes. A comunidade de São Gabriel fica distante apenas treze quilômetros da região central de Curitiba.

O organizador aproveitou para convidar os empresários que queiram colocar seus produtos nas barraquinhas que serão armadas na festa. “Teremos quarenta barracas. Ainda há algumas para locar.”

Mês de festa

Hoje inicia-se o mês de junho. Época em que todos os anos incentiva-se a cultura popular brasileira. São promovidas as tradicionais festas caipiras. Três datas comemorativas se destacam: 13 de junho a festa é em honra a Santo Antônio; no dia 24 para São João; e no dia 29 os homenageado são São Pedro e São Paulo.