A “Educação Inclusiva” é o tema do 1º Fórum de Educação realizado pela Editora IBPEX. O evento será realizado no Sesc da Esquina no dia 21 de outubro.

Esta primeira edição trará debates sobre a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais nas instituições de ensino. “Atualmente esse tema vem gerando, internacionalmente, diversos debates, trabalhos e questionamentos. O MEC exige dos profissionais da educação um foco para trabalhar melhor com pessoas com necessidades especiais, mas não costumamos ver isso nas salas de aula. Esse fórum irá ajudar muito nisso”, destaca Regiane Bergamo, Prof.ª Me. do curso de Pedagogia da Facinter e mediadora no evento.

Habilitar pessoas para o mercado de trabalho e diversas áreas do cotidiano da nossa sociedade constitui um dos fundamentos básicos da Educação Inclusiva. Países da Europa já possuem políticas públicas de inserção de pessoas com alguma deficiência no mercado de trabalho, adaptando sua necessidade com a tarefa a ser desenvolvida.

Essas questões serão discutidas por profissionais de diferentes áreas, e dividida em três temáticas centrais: TDAH (Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e Superdotação; Deficiência Visual e Físico Motora; Inclusão Escolar e Intervenção Pedagógica. Para a psicóloga e coordenadora do SIANEE (Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais) do Grupo Educacional Uninter, Leomar Marchesini, as pessoas que irão ao Fórum poderão obter uma prática eficaz na atuação da educação inclusiva tendo “contato direto com autores dos livros por eles estudados e receber informações atualizadas sobre o tema”.

As inscrições vão até o dia 20 de outubro, quarta-feira, realizadas pelo site www.editoraibpex.com.br/forum e o investimento por temática é de R$ 50. O participante inscrito recebe um livro com a temática escolhida. As vagas são limitadas.