Integrantes do Fórum Popular de Saúde (Fops) promoveram um ato público ontem pela manhã, em frente ao Centro de Especialidades, em Curitiba. O objetivo foi mostrar às pessoas a importância do voto e da escolha correta dos candidatos. Para isso, foram entregues à população 1.500 frascos com óleo de peroba para proteger contra os “candidatos cara-de-pau”. O material acompanhava um panfleto com informações sobre a oportunidade democrática e o direito do cidadão de votar.

No material não havia nenhuma alusão aos candidatos, mas uma frase que alertava: “Não vote em candidatos apoiados por FHC, Lerner e Cássio!”. “Eles destruíram o SUS (Sistema Único de Saúde)”, lembrou Elaine Rodella, integrante do Fops. “A população não pode acreditar em promessas que já não foram cumpridas.”

Segundo Rodella, a saúde é um dos principais assuntos de palanques, mas na prática acaba relegada a terceiro plano. “A falta de compromisso político com as necessidades da população se reflete na saúde pela precariedade do atendimento pelas filas de espera e a falta de consultas, exames, leitos e medicamentos”, denuncia.

Segundo Elaine, outros atos públicos e protestos para incentivar a população a pesquisar o passado dos candidatos, as coligações e propostas deverão ser promovidos antes da eleição.