O tempo começa a mudar na tarde desta sexta-feira (21) em quase todo o Paraná. Segundo informações do Instituto Tecnológico Simepar, uma frente fria que avança pelo oceano em conjunto com áreas de instabilidade deixam o clima chuvoso no estado.

A previsão indica que serão atingidas, primeiramente, as regiões situadas em divisas com Santa Catarina e fronteiras com Paraguai e Argentina.

A instabilidade climática desloca-se ainda, ao longo da tarde, para as demais regiões do estado. Vários pontos de chuva e áreas de inconstância no tempo também alcançam Curitiba e cidades da Região Metrolitana como São José dos Pinhais, Balsa Nova, Tijucas do Sul, entre outros municípios.

“O final de semana intercalará chuvas esparsas e intermitentes com momentos de tempo aberto, com sol, mas as temperaturas serão mais amenas”, informou Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar, ressaltando ainda que “o tempo será diferente em relação ao último fim de semana, em que as chuvas foram quase ininterruptas”.    

A instabilidade climática segue ao longo da próxima semana. Haverá chuvas intercaladas com abertura de sol. “Será o típico clima de verão, quando durante o dia temos um tempo mais abafado e ao final, chuvas esparsas”, salientou Jacobsen.

O Simepar informa que as mudanças no clima, especialmente na Região Metropolitana de Curitiba, decorrem ainda por conta de áreas de instabilidade provenientes do centro-oeste e da região dos Campos Gerais.