O Governo do Estado enviou nesta terça-feira (1º) ajuda para o município de Vera Cruz do Oeste, atingido por vendaval e granizo no último sábado. O Provopar Estadual enviou alimentos e roupas para as famílias desalojadas, enquanto a  Defesa Civil  autorizou o envio de 20 mil telhas de fibrocimento para a cobertura das 1,2 mil residências danificadas no município. O Provopar determinou também o envio de colchões, cobertores e cestas básicas para as 45 pessoas que estão abrigadas temporariamente na casa de parentes e amigos (desalojadas). Mais de 6 mil pessoas foram afetadas no município.

As fortes chuvas do fim de semana atingiram 35 municípios, afetaram 174,5 mil pessoas e danificaram 3,2 mil residências.

Em Vera Cruz do Oeste, a presidente do Provopar municipal, Marli Terezinha Anschau, disse que o prefeito Eldon Anschau, com a ajuda da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, de Toledo, está avaliando a situação e poderá decretar estado de emergência. O relatório deverá ser concluído na próxima sexta-feira (4). “A situação é grave. Os prejuízos materiais são de grande monta”, afirmou Marli.

Marli enviou ofício à presidente do Provopar Estadual, Fernanda Richa, para solicitar a doação de alimentos, colchões, cobertores e roupas para as famílias prejudicadas. O Governo do Estado enviou cerca de 600 quilos de alimentos, 1,5 mil litros de água mineral, 200 latas de leite em pó, 50 colchões, 10 fardos de roupa de cama, 10 fardos de toalhas, 30 fardos de roupas, 20 fardos de calçados, além de kits de limpeza e higiene pessoal.

“Esta ajuda é muito importante para o nosso município, que nos últimos anos esteve abandonado, esquecido e sem nenhum apoio governamental. Nunca tivemos a mão amiga do Provopar Estadual. Mas as coisas estão mudando. Na campanha do agasalho, recebemos os cobertores”, comentou Marli.