O Governo do Estado vai investir R$ 3 milhões para melhorar o atendimento à saúde na Operação Verão, no Litoral. Veranistas e moradores terão uma central para atender vítimas de afogamento, uma unidade do Samu e mais médicos e enfermeiros. Os recursos também serão usados para garantir estoque de medicamentos e materiais hospitalares.

A Central de Recuperação de Afogados, será instalada no Hospital Nossa Senhora de Navegantes, em Matinhos. O serviço é inédito no Paraná e irá fazer o atendimento emergencial e tratar as vítimas de afogamentos dos municípios litorâneos. Apenas na temporada passada, os bombeiros registraram 1.200 resgates de afogados em diferentes graus no litoral, com 13 mortes.

“Vamos ganhar muita eficiência com a Central de Recuperação de Afogados, porque, quanto mais rápido o paciente recebe atendimento especializado, mais rápida é a recuperação”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.

A central terá uma equipe especialmente treinada, formada por um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem, com equipamentos específicos, que manterão plantão, das 8h às 20h, de 17 de dezembro a 26 de fevereiro. O helicóptero de resgate, do Grupamento Policial -Resgate Aéreo (Graer), dará apoio aos salvamentos.