Foto:Prefeitura de Guaratuba/Divulgação

Polêmica na praia.

Cerca de 90 quiosques localizados em frente aos 22 quilômetros de praia de Guaratuba (incluindo balneários) devem ser retirados por determinação da Gerência Regional do Patrimônio da União no começo deste mês. Os comerciantes receberam autorização para atuar no local somente na temporada de verão há pelo menos 10 anos. No entanto, não renovaram a licença e estão há anos funcionando, alguns durante o ano todo, de forma precária. A Prefeitura informou que já tem o projeto pronto para a construção de seis novos quiosques e só espera a retirada para começar a licitação.

?A decisão de retirá-los de lá já havia sido tomada há três anos, mas ficamos protelando para aguardar um projeto da Prefeitura para regularizar a área?, explicou o gerente regional do Patrimônio da União no Paraná, Dinarte Antônio Vaz. Os quiosques instalados no local hoje são móveis, feitos de fibra de vidro e instalados em cima de tablados de madeira. Vaz informou que não há água encanada e nem luz elétrica. ?Alguns comerciantes têm botijões de gás dentro do local?, afirmou.

O membro da Associação de Proprietários de Quiosques em Guaratuba, Osni Presni, contou que boa parte dos quiosques pertence a pessoas de fora da cidade e funciona só durante a temporada. ?Mas uns 25 ficam abertos o ano todo. E significam a renda das famílias?, afirmou o comerciante, que está entre os que trabalham o ano todo. Presni disse que os membros da associação vão enviar um ofício à Prefeitura na segunda-feira pedindo ajuda e vão tentar agendar uma reunião entre Vaz, o Ministério Público e o prefeito da cidade, Miguel Jamur (PTdoB).

Presni explicou que muitos comerciantes estão no local desde 1998. ?Por relaxo nosso e da Prefeitura não renovamos a licença. Só que o número de quiosques cresceu demais. No começo eram dez ou 15. Mas alguém ia pedir ajuda para um vereador e eles iam colocando lá. Pessoas foram comprando os quiosques. Isso aumentou e agora não podemos sair de uma hora para outra?, reclamou. Os quiosques estão espalhados entre a Praia de Caieiras até a Barra do Saí. O gerente regional do Patrimônio da União garantiu que serão todos retirados.

Prefeitura

O diretor de comunicação da Prefeitura de Guaratuba, Felipe Jamur, explicou que o costume era retirar os quiosques depois da temporada de verão, mas nos últimos anos eles ficaram. O diretor garantiu que os projetos para as novas estruturas estão prontos. A Prefeitura queria construir 20 quiosques, mas a União autorizou somente seis. ?A Prefeitura vai fazer construir estruturas de material, com banheiros e cozinha como exige o Patrimônio da União?, garantiu. Felipe afirmou que a licitação para a construção e uso será aberta assim que os antigos forem retirados.