A Praça do Japão será palco, no fim de semana, da primeira edição do Seto Matsuri – Festival da Cultura Nipo-Brasileira e Tributo ao Multiartista Claudio Seto. O evento organizado pelo Departamento Centro de Cultura Praça do Japão da Associação Nipo-Brasileira de Curitiba em conjunto com amigos e familiares de Claudio Seto, faz parte das atrações da Corrente e da Virada Cultural promovidas pela Fundação Cultural de Curitiba.

No Seto Matsuri estarão presentes vários ingredientes de uma grande festa, como os já consagrados Hana Matsuri, Imin Matsuri e Haru Matsuri. Nos dois dias de evento (sábado e domingo), das 11h às 21h, serão desenvolvidas várias atividades artísticas e culturais como exposições, danças folclóricas, shows de taikô, performances artísticas, lançamento de livros, bate papo com escritores e artistas plásticos, workshop sobre bonsai, origami, mangá e anime.

Atrações

Também fazem parte das atrações uma grande praça de alimentação que contará com diversos pratos da culinária japonesa e estandes de artesanato e produtos orientais. Além disso, algumas cerimônias ecumênicas para abençoar (iluminar) os participantes e em memória de Seto. Além da homenagem ao idealizador dos matsuris de Curitiba e um dos maiores divulgadores da cultura japonesa no Brasil, no dia 16 completa 2 anos de seu falecimento. Por isso, o Seto Matsuri também tem como objetivos principais promover a prática, a preservação e a divulgação da arte e da cultura em suas mais variadas formas e manifestações e integrar as entidades nipo-brasileiras.