Os militares desfilaram no quartel do
20.º Batalhão de Infantaria Blindada.

Honras militares marcaram, ontem de manhã, a solenidade comemorativa ao Dia da Infantaria, celebrado hoje. Foi realizada uma série de homenagens alusivas à data de nascimento do brigadeiro Antônio Sampaio (24 de maio de 1810), considerado o patrono da Infantaria. O evento aconteceu no ginásio de esportes do quartel do 20.º Batalhão de Infantaria Blindada, no bairro Bacacheri, em Curitiba.

Segundo o comandante do 20.º BIB, Carlos Eduardo Bornhoausen Cardoso, a solenidade acontece todos os anos, sempre em dias próximos ao aniversário do brigadeiro. “Antônio Sampaio lutou na guerra do Paraguai, em 1865, e merece muitas homenagens por sua bravura e atos de coragem”, afirmou. “Acredito que a realização da solenidade é muito importante, pois resgata parte da história do Brasil e não permite que esquecemos de nossos antepassados.”

O brigadeiro Antônio Sampaio nasceu no município de Tamboril (CE). Na Guerra da Tríplice Aliança, comandou a 3.ª Divisão, chamada “a Encouraçada”. Nesse conflito, no ano de 1866, na batalha de Tuiuti, recebeu três ferimentos na cabeça no dia de seu aniversário. Em decorrência deles, morreu em 6 de julho do mesmo ano. Foi feito patrono da Infantaria Blindada em 1928, por determinação do então primeiro-tenente Humberto de Alencar Castello Branco.

Participaram da solenidade autoridades civis e militares. Compareceram ao quartel antigos infantes e reservistas da Força Expedicionária Brasileira (FEB).