O Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz, em Curitiba, realizou ontem as solenidades alusivas aos seus cem anos de existência. A instituição de saúde foi inaugurada em 25 de março de 1903. Porém, as festividades estão sendo realizadas em setembro porque é o mês dedicado à padroeira Nossa Senhora da Luz.

Há quatro anos, o hospital faz parte da Aliança Saúde, uma parceria entre a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e a PUCPR. Desde que foi criada, a instituição, que é considerada a mais antiga a tratar da saúde mental na capital paranaense, vem acompanhando a evolução dos tratamentos psiquiátricos.

Atualmente, ao contrário do que acontecia há alguns anos, os pacientes não ficam mais trancados dentro da instituição. “A evolução da pesquisa em saúde mental e o desenvolvimento de novos medicamentos fizeram com que o hospital integral ficasse apenas para os psicóticos graves, que são pacientes que não têm condições de permanecer na comunidade”, disse o diretor-geral e administrativo do hospital, Dagoberto Hungria Requião. “Hoje, o hospital é um centro ativo de tratamento, que busca a recuperação no menor tempo e reinserção social”.

Durante as solenidades, foi divulgado o plano estratégico da Aliança Saúde até o ano de 2006 e a entrega simbólica do restauro do Edifício André de Barros. Construído em 1923, o prédio abrigava a sede administrativa do hospital, a capela e a clausura das irmãs de São José de Chambéry, que prestavam serviço no Nossa Senhora da Luz. Também foi lançado um carimbo postal comemorativo aos cem anos da instituição, que deve ser comercializado em todo Paraná, e anunciada a criação do Instituto de Prevenção e Atenção às Drogas (Ipad).

“Inicialmente o Ipad, que integra a Aliança Saúde, irá realizar trabalhos preventivos contra o uso de drogas entre os próprios funcionários da PUC-PR e da Santa Casa”, informou a assessoria de comunicação social da Aliança. “Posteriormente, deve realizar trabalhos junto à comunidade de Curitiba”.

Hospital

Em cem anos, cerca de 50 mil pessoas já foram tratadas no Nossa Senhora da Luz. O número corresponde aproximadamente à população de Curitiba em 1903. No ano passado, foram realizados 31.891 atendimentos ambulatoriais, sendo que 95% dos pacientes pertencem ao Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital tem 442 leitos disponíveis e 424 funcionários em 20.663,62 metros quadrado de área construída. Está localizado na avenida Marechal Floriano, 2509, no bairro Prado Velho.