Quem pretende concorrer a uma das 4.144 vagas em um dos 69 cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) precisa correr. Amanhã é o último dia das inscrições, que este ano estão sendo feitas apenas pela internet (www.nc.ufpr.br). O pagamento da taxa de R$ 76 pode ser feito na segunda-feira, em qualquer banco ou casa lotérica. Até ontem 47 mil pessoas tinham feito a inscrição. Desse total, cerca de 75% deverão ser efetivadas.

Hoje e amanhã a UFPR manterá um plantão no posto de atendimento no prédio histórico, na Praça Santos Andrade, das 8h30 às 17h30, para quem não tem acesso à internet ou não teve tempo de fazer a inscrição durante a semana. De acordo com o coordenador acadêmico do Núcleo de Concursos da universidade, José Erasmo Gruginski, o mais indicado é não deixar o processo para a última hora para evitar transtornos. “A nossa página na internet tem uma grande capacidade de processamento, mas isso não significa que está livre de problemas”, comentou.

Do total de inscritos até agora, 20.900 são homens e 26.100 são mulheres. Em relação aos cursos mais procurados, Gruginski afirmou que esse dado não será divulgado para não atrapalhar na escolha e na concentração dos candidatos que estão em fase de preparação. O mesmo vale para o sistema de cotas, que o coordenador garantiu que está mantido até que a decisão da Justiça – que está analisando uma ação civil pública proposta pelo procurador da República em Guarapuava, Pedro Paulo Reinaldin, que questiona a validade das cotas pela UFPR – seja proferida. “Se houver um outro entendimento, não haverá prejuízos para os candidatos, que disputarão a vaga dentro da classificação geral do concurso”, explicou.

A expectativa da UFPR é que o número de candidatos seja igual ou superior ao número de inscritos no concurso anterior, que foi de 46 mil. O dado preciso, bem como a relação de candidatos por vaga, só será divulgada após o dia 22 de outubro. É que até essa data os candidatos que quiserem mudar a escolha do curso ou a opção da língua estrangeira poderão fazê-la, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 15. Os detalhes sobre essa opção serão divulgadas pela universidade na próxima semana.

O vestibular da Universidade Federal do Paraná será feito em duas etapas, com início das provas às 14h. A primeira etapa acontece no dia 28 de novembro, com a prova de conhecimentos gerais, que terá 80 questões de múltipla escolha. A prova será classificatória para a segunda fase, que será realizada no dia 19 de dezembro. Nessa etapa, os candidatos fazem provas de compreensão e produção de textos. No dia seguinte, acontecem as provas específicas, com questões de múltipla escolha e discursivas.

Prova extra

Porém os inscritos em Música, Arquitetura e Urbanismo e Desenho Industrial terão que fazer provas de habilidade específica. Do total de vagas, 40% serão reservadas para candidatos afrodescendentes e estudantes que tenham realizado o ensino fundamental e médio exclusivamente em escola pública. Os candidatos cotistas não poderão escolher as duas modalidades para concorrer. A UFPR espera divulgar o resultado final do concurso vestibular no final do mês de janeiro.