Foto: Anderson Tozato
Novo centro médico dará preferência a quem não tem dinheiro.

O Centro da Criança com Tumor Cerebral (CTC-INC), criado pelo Instituto de Neurologia de Curitiba (INC), recentemente em Curitiba, é uma instituição sem fins lucrativos e que vai tratar crianças carentes sem custo para as famílias.

O centro, que já realizou uma cirurgia em um menino de 11 anos, pretende receber doações de pessoas e empresas dispostas a ajudar na causa.

?Depois da leucemia e dos linfomas, os tumores cerebrais são os tipos de câncer mais freqüentes em crianças?, diz o neurocirurgião pediátrico Charles Kondageski, diretor-médico do centro. ?A chance de cura com cirurgia é muito alta no caso de tumores benignos, os mais comuns nas crianças?. A cirurgia em muitos casos elimina a necessidade de tratamentos como a quimio e radioterapias.

Requisitos

Para receber o tratamento, as famílias deverão entrar em contato com a instituição e preencher certos requisitos. ?Temos uma equipe de assistentes sociais que farão avaliações nas famílias?, informa Kondageski, completando que também será necessária uma avaliação médica, já que o centro dará preferência para os casos mais complexos.

Kondageski lembra que tanto os planos de saúde quanto o Sistema Único de Saúde (SUS) cobrem os procedimentos que o centro oferece. Mas no caso do SUS, segundo ele, ?as filas podem durar algum tempo?. ?Por isso a preferência às crianças mais carentes.?

Os interessados em procurar tratamento ou fazer doações podem procurar o INC, no telefone (41) 3028-8545.