Muito frio, pouca chuva e geada. Esse será o tom do inverno 2013 no Paraná, que começa às 2h04 de amanhã e termina às 17h44 de 22 de setembro, segundo a previsão climática divulgada pelo Instituto Tecnológico Simepar. “Sem a atuação dos fenômenos El Niño e La Niña, a condição será pouco mais normal do que é o inverno aqui”, destaca o meteorologista Lizandro Jacóbsen.

Segundo ele, neste final de mês ainda será chuvoso na Grande Curitiba, superando a média histórica de 70 milímetros (mm) – até ontem, a precipitação acumulada já era de 77 mm. Mas a partir de julho, a situação típica de inverno será caracterizada, com chuvas reduzidas, temperaturas mais baixas e formação de geada. “Vai fazer um pouco mais de frio que no ano passado, que alternou picos de frio e calor. Julho teve muita chuva e agosto foi bastante quente no Paraná, com mais de 30 dias de veranico e sem chuvas”, relata Jacóbsen.

Nevoeiros

Neste ano, segundo ele, não se espera período tão prolongado de calor. “Normalmente, o inverno tem um ou dois episódios de temperaturas próximas de zero”, alerta. As temperaturas médias na capital e municípios vizinhos devem variar entre 9,4 e 22,2 graus. O meteorologista diz ainda que os nevoeiros continuarão ocorrendo com certa frequência na nova estação.