Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM/PR) já estão realizando, em Curitiba, a verificação periódica dos taxímetros instalados nos veículos que são utilizados para transporte de passageiros. Atualmente circulam na capital 2.300 táxis.

Esta verificação é realizada uma vez por ano ou cada vez que há aumento da tarifa. Inicialmente o taxista deve procurar as oficinas autorizadas para alteração no taxímetro. Depois que a alteração é feita o veículo recebe o selo do INMETRO, onde consta a reparação. Em seguida, é preciso dirigir-se ao Ipem para a verificação metrológica do instrumento e de suas condições originais pelas quais foi aprovado inicialmente.

O prazo máximo de verificação, após a conclusão dos serviços realizados de reparo, é de 24 horas, podendo ser prorrogado em casos de força maior, devidamente comprovados.

A alteração mais relevante desse ano é que para a realização do serviço de verificação está condicionada a apresentação do comprovante de pagamento da Taxa de Serviço Metrológico. A guia de pagamento deverá ser retirada no setor de taxímetros do Ipem, na Avenida Erasto Gaertener, 1737, bairro Bacacheri, das 8h30 às 11 horas e das 13 às 16h30, mesmo endereço para a efetivação dos trabalhos metrológicos. Anteriormente a guia era retirada somente após a verificação.