Quem se interessa em fazer um curso ou treinamento fora do País tem bons motivos para tentar bolsas de estudos no Japão. O governo daquele país oferece duas linhas diferentes de bolsas especificamente para brasileiros.

Uma das modalidades é pelo Monbukagakusho, o Ministério da Cultura e Educação japonês. Se destina a brasileiros natos, descendentes ou não de japoneses, que queiram fazer desde cursos técnicos até graduação e pós-graduação a título de especialização, mestrado ou doutorado.

A segunda opção é oferecida pela Japan International Cooperation Agency (Jica), entidade ligada ao Ministério das Relações Exteriores do Japão, e se destina a treinamento de profissionais vinculados a empresas ou entidades públicas. São analisados currículo e projeto de treinamento, além de exigir-se inglês fluente. As inscrições para a primeira modalidade de bolsas, que vai de 2 de maio a 28 de junho, podem ser feitas no Consulado do Japão – (41) 322.4919 – ou na Apaex – (41) 3029.6343. Para a segunda modalidade, de acordo com a oferta de vagas, inscrições pelo site www.apaex.org.br.