japoneses121204.jpg

Personagens de origami.

Para dar um toque de cultura japonesa neste Natal, a Sociedade Beneficente Nipo Brasileira Nikkei, mantenedora da Praça do Japão, montou um presépio somente com personagens feitos de origami, técnica de dobradura vinda do Japão. O presépio está aberto ao público e se localiza dentro da sede da praça, na Rua Sete de Setembro, no bairro Batel.

Todo o presépio foi montado com um papel especial importado do Japão, que possui estampas diferentes das encontradas aqui. Uma turma de artesãos da entidade demorou quatro dias para construir os bonecos, segundo Ruth Sato, uma das artesãs da sociedade. "É a primeira vez que um presépio é feito aqui com estilo oriental. Queríamos fazer algo diferente, principalmente para utilizar o origami, e chamar a atenção da comunidade", afirma. Só está faltando o menino Jesus para completar a montagem do presépio. Ele ficará exposto no local até o dia 15 de janeiro de 2005.

A decoração da Praça do Japão também conta com uma árvore de Natal com enfeites de dobradura. Ontem à tarde, um coral de crianças fez uma apresentação de músicas natalinas em japonês e de algumas melodias culturais daquele país, acompanhado por adolescentes tocando flautas.