Mais de 2000 estudantes da Rede Municipal de Ensino vão mostrar poder de raciocínio e interpretação diante de um grande desafio, os problemas matemáticos. Neste sábado (12), eles participarão da segunda fase da 4ª Jornada de Resolução de Problemas de Matemática, promovida pela Secretaria Municipal da Educação.

A jornada terá a participação de 2014 alunos de 1ª a 8ª séries de 164 escolas municipais. A prova, com dez questões abertas, ocorrerá das 15h às 17h30, em quatro endereços: nas escolas municipais Papa João XXIII, no Portão; São Miguel, na Cidade Industrial; e Júlia Amaral Di Lenna, na Barreirinha; e o Centro de Educação Integral Carlos Drummond de Andrade, no Sítio Cercado.

Os participantes desta fase tiveram a melhor classificação entre os 65.949 alunos que responderam as questões da primeira etapa da jornada, em 3 de junho passado. No total, 24 estudantes com as melhores notas serão destacados e ganharão medalhas, placas e um passeio para Morretes, no litoral do Paraná. O resultado será divulgado em 2 de outubro.

No ano passado, a Secretaria Municipal da Educação avaliou o desempenho de 52.098 alunos de 149 escolas municipais que participaram da Jornada de Resolução de Problemas de Matemática.

Os estudantes que desenvolvem habilidade na resolução de problemas melhoram seu desempenho escolar em diversas áreas do conhecimento. O aluno com dificuldades para solucionar um problema matemático dificilmente fará uma boa interpretação de texto nas aulas de português, por exemplo.