Moradores da Vila Bom Menino, uma ocupação irregular localizada no bairro do Mossunguê, e uma equipe do Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura de Curitiba fizeram uma limpeza da margem e do leito do rio Barigui nesta terça-feira (11).

Ao final do dia, parte do resultado da operação era visível: cinco toneladas de lixo (ou o equivalente à carga de dois caminhões caçamba) foram retiradas do rio num trecho de apenas 100 metros. No meio do material recolhido havia até sofá e televisão.

Técnicos da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente também fizeram visitas domiciliares para conscientizar as famílias sobre a importância da preservação e da correta destinação do lixo.

A Vila Bom Menino tem 162 domicílios e está localizada num trecho de 300 metros ao longo do rio Barigui, nas proximidades do Carrefour Champagnat e do Park Shopping Barigui. Do total de famílias da área, 75 serão reassentadas em outros locais, em dois empreendimentos que estão em obras na mesma região. São o Moradias Arapoti, com 37 unidades, e o Moradias Ibaiti, com 38. Os dois terão casas e sobrados para abrigar os reassentados.

Com a retirada de parte dos moradores, serão liberadas áreas na ocupação, para a construção de 44 sobrados que servirão para o reassentamento de outras famílias. As restantes 43 casas da Vila têm melhores condições e estão em local onde é permitida a permanência de moradia e, por isso,ficarão no mesmo lugar. Os moradores serão atendidos com obras de urbanização. No projeto de intervenção na área, uma faixa de 30 metros que margeia o rio Barigui será preservada.