A Urbs – Urbanização de Curitiba S.A vai dobrar o número de ônibus da Linha Turismo neste feriado de 7 de Setembro. Serão 10 ônibus circulando em dupla no sábado (4), domingo (5), segunda (6), terça (7) e na quarta-feira (8), das 9h às 17h. Por mês, a Linha Turismo transporta cerca de 42 mil passageiros.

Normalmente, a Linha Turismo funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com cinco ônibus. “A ampliação do número de ônibus e o atendimento especial na segunda-feira é um reforço para atender turistas e moradores que vão aproveitar o feriado na cidade”, destaca Luiz Filla, gestor de Operação de Transporte da Urbs.

 

Dos 10 ônibus, cinco são double deck com capacidade para transportar 55 passageiros sentados na parte superior, 11 no piso inferior e 30 pessoas em pé. Os demais ônibus são jardineiras.

O passageiro recebe uma cartela com cinco tíquetes, podendo fazer quatro reembarques para conhecer pontos turísticos num percurso de 44,5 quilômetros, em duas horas e meia. O bilhete é vendido dentro do próprio ônibus. A cartela com cinco tíquetes custa R$ 20,00.

A partir da praça Tiradentes, o itinerário da Linha Turismo inclui passagens por um trecho da Rua XV de Novembro, onde está o calçadão para pedestres; Museu Ferroviário; Teatro Paiol; Jardim Botânico; Rodoferroviária e Mercado Municipal; Teatro Guaíra e a antiga sede da Universidade Federal do Paraná; Memorial Árabe e Passeio Público; Centro Cívico; Museu Oscar Niemeyer.

E ainda, Bosque do Papa e Memorial Polonês; Bosque Alemão; Universidade Livre do Meio Ambiente; Parque São Lourenço; Ópera de Arame e Pedreira Paulo Leminski; Parque Tanguá; Parque Tingui; Memorial Ucraniano; Portal Italiano; Santa Felicidade; Parque Barigui, além da Torre Panorâmica de telefonia no bairro Mercês, com mirante aberto a visitação e com 110 metros de altura, com vista de 360 graus da cidade.