Os veranistas que descerem a serra rumo ao litoral do Paraná, às vésperas do feriado de Carnaval, serão recepcionados com chuvas e tempo instável nos próximos dias.

Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, há uma frente fria que  avança pelo Oceano Atlântico, na altura do litoral da Região Sul do Brasil, no decorrer desta quinta-feira (27). A frente induz aumento da instabilidade e provoca chuvas em quase todo o Paraná nos dias subsequentes.

A partir desta sexta-feira (28) as chuvas ocorrem praticamente a qualquer hora do dia, com risco de temporais (principalmente entre o litoral, Curitiba, RMC, Campos Gerais e norte). “As temperaturas ficam mais amenas em boa parte do Estado, com calor no litoral e norte pioneiro, apesar das pancadas de chuva”, explicou o meteorologista do Simepar, Tarcísio Valentim da Costa.

Instabilidade

A instabilidade climática se mantém até a terça-feira (4 de março) de Carnaval no litoral e na região dos Campos Gerais. No sábado (1) as chuvas perdem a intensidade, mas continuam intercalando ao longo do dia com tempo aberto e sol.

Domingo segue a mesma lógica.  Já na segunda e terça-feira (3 e 4), respectivamente, as chuvas ganham intensidade em praticamente todo o estado, inclusive em Curitiba, Região Metropolitana e no Litoral.

Avanço climático

No decorrer da sexta-feira a frente fria avança para os estados do Sudeste do Brasil. No Paraná ainda há previsão de chuvas entre o centro-leste e norte do Estado. A tendência é de chuvas mais fracas que no dia anterior e muita nebulosidade no leste e litoral.

Nas demais regiões, cidades mais para o interior paranaense, as nuvens predominam, mas sem chuvas. As temperaturas ficam mais amenas devido a pouca presença do sol ao longo do dia.