O jurista e professor titular de Direito Penal do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) René Ariel Dotti lança amanhã, em Curitiba, sua mais nova obra: Breviário Forense – Crônicas da experiência de um advogado. Trata-se da compilação de crônicas escritas pelo jurista e publicadas semanalmente na coluna Breviário Forense, do suplemento Direito e Justiça de O Estado, desde setembro de 2000. O livro, de 150 páginas, foi editado pela Juruá Editora e será lançado às 18h30, no Instituto dos Advogados do Paraná, localizado na rua Cândido Lopes, 128, 10º andar.

Autor de mais de quinze obras – o jurista começou a escrever no início da década de 70 -, René Dotti conta que ainda se emociona a cada lançamento. “Cada livro é uma doação que a gente faz, na esperança de alcançar um número cada vez maior de pessoas que possam conviver com emoções daquilo que a obra reproduz”, confessa.

Voltado especialmente a leitores da área jurídica, o livro contempla todos os personagens do Direito, do estudante – com crônicas como O amor pela beca, Formei-me em direito. E agora?, Estagiário: profissão esperança, -, aos magistrados – Julgando em audiência, Ouvindo as testemunhas, Interrogatório e Ministério Público. Os advogados também são público-alvo, com crônicas como A boa demanda e o mau acordo, Cautelas da petição inicial e Recebendo a decisão.

Membro da Academia Paranaense de Letras, do Conselho Diretor da Associação Internacional de Direito Penal e da Sociedade Mexicana de Criminologia, o jurista revela que já pensa na próxima obra que deve lançar: o tema principal será o direito penal.