O governador Beto Richa anunciou neste sábado (19), em Matinhos, no litoral do Paraná, investimentos de R$ 240 milhões para Matinhos e Pontal do Paraná. A maior parte dos recursos (R$ 200 milhões) é para ampliar o sistema de coleta e tratamento de esgoto nos dois municípios.

“É o maior volume de investimentos que o Governo do Estado fez no Litoral, região que era lembrada em outros governos apenas no período de veraneio. Aqui também moram pessoas que merecem atenção e melhoria na sua qualidade de vida”, disse Beto Richa.

Com a conclusão das obras, em 2017, Matinhos passará dos atuais 52,05% para 100% de atendimento com sistema de esgoto. Em Pontal do Paraná o índice saltará de 25,79% para 95%.

Pela primeira vez, a Sanepar contratará a execução de obras na modalidade de locação de ativos. Vencedora da licitação, a Saneamento Paraná Litoral, capitaneada pela empresa Goetze Lobato Engenharia Ltda, torna-se responsável pelo aporte de recursos para a execução total das obras. A contratada deverá fornecer materiais, equipamentos e a mão de obra necessária nos dois municípios.

Depois da conclusão das obras, a Sanepar assume o pagamento do valor mensal de locação, durante 20 anos. Ao término do contrato, as obras são incorporadas ao patrimônio da companhia.