O professor Paulo Henrique Laporte Ambrozewicz, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, receberá, em Brasília, na sede do Ministério da Educação (MEC), R$ 8 mil e certificado de reconhecimento, como prêmio por um material didático multimídia. Denominado Kit Qualidade na Indústria da Construção, o produto foi selecionado entre os dez melhores trabalhos do Brasil. O prêmio do Programa de Apoio à Pesquisa em Educação a Distância é promovido pela Secretaria de Educação a Distância e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do MEC. “Esse prêmio possibilita dar maior apoio ao setor produtivo da construção na disponibilização de conteúdos e capacitação de pessoal”, afirmou o professor.

O Kit é composto por Guia Instrucional, Guia Auto-Instrucional, CD-ROM, cinco livros temáticos, duas fitas de vídeo e um portal na Internet (www.senaiqic.com.br). O material visa, por meio de aulas presenciais ou a distância, oportunizar a capacitação de profissionais para atuar na implantação e dominar o conhecimento com relação a sistemas de gestão da qualidade (SGQ). “Ele supre uma lacuna no setor da construção, em termos de estrutura, material didático e profissionais qualificados para orientar as empresas e ministrar cursos em escala nacional sobre SGQ”, destacou Ambrozewicz.

Baixo custo

O kit ainda permite ao setor da construção acesso à implantação de um sistema de gestão da qualidade a baixo custo, de maneira rápida, eficiente e de abrangência nacional. Também possibilita a profissionais e empresários do setor da construção aplicar esses conhecimentos na prática em suas empresas, realizando uma transformação no mercado atual. “Serão obras de melhor qualidade e mais competitivas, com maior produtividade e lucratividade”, sublinhou Paulo Ambrozewicz.