Quem viveu a infância nos anos 80 certamente brincou muito com o ioiô, brinquedinho com rodinha presa por um cordão. Pois está de volta com tudo e o apoio da Tribuna do Paraná e do Tribuna do Esporte, da TV Iguaçu. Desde o dia 30 do mês passado, o grupo formado pelos campeões de ioiô Ana Paula Ribeiro Aroca (Rio de Janeiro), Celso Augusto Silveira (Curitiba), Sérgio Lerma (México) e Juan Aroca, está dando verdadeira aula para a criançada. Diariamente, visitam escolas da rede pública, dando demonstrações e promovendo concursos entre os alunos. ?Nos surpreendemos com algumas crianças que já manuseiam bem. Geralmente, foi algum irmão mais velho ou mesmo o pai que ensinou?, diz.

É o caso de Jonathan Luiz Felipe Pereira, de 12 anos. Ele foi campeão na disputa ontem no Colégio Estadual João Paulo II, no Boa Vista, com a participação da turma do Tribuna no Esporte, comandada pela repórter Ana Tereza Motta. ?Eu aprendi com meu irmão, César, que tem 20 anos?, conta. Mestre no ioiô, confessa que durante a disputa sentiu friozinho na barriga. ?Gela tudo, mas depois passa, quando o ioiô começa a funcionar.? Jonathan representou a torcida do Paraná na disputa, apoiado pelo ?torcedor paranista? Nello Morlotti. Além do título, ganhou uma bicicleta.

Jeferson Corrêa, ovacionado pelos colegas, foi o segundo colocado, apesar da fervorosa torcida do ?coxa-branca? Leandro Requena. Maria Carolina Schneider, atleticana apadrinhada por Cléber ?Binho? Assunção, ficou com a terceira colocação.

Diversão

O Megadesafio Tribuna de Yo-Yo tem ainda mais um mês de atividade nas escolas e também pode ser conferido de perto aos sábados, em vários pontos da cidade. Hoje, às 11h30, por exemplo, a turma estará na Rua XV. Às 15h, o point é o Shopping Água Verde e às 15h30, no Shopping Portal Plaza. ?É diversão garantida para toda a família?, garante o instrutor Leandro Pimentel. Além das disputas, o programa Tribuna no Esporte, comandado pelo jornalista Cristian Toledo, está sorteando quinze ioiôs, todas as terças, quintas e sextas-feiras. Nos próximos dias, os organizadores devem divulgar a data e o local da grande final do megadesafio, que vai reunir os melhores da cidade.