O sexto boletim de balneabilidade das praias do Estado, divulgado ontem pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), apontou melhora nas condições das praias paranaenses. Dentre os 43 pontos analisados, seis foram considerados próprios para banho.

Dessa vez, Guaratuba é o município que abriga a maior quantidade de balneários próprios para banho. São eles: Eliane, Brejatuba, Nereidas e Caieiras. Os outros dois pontos aprovados ficam em Matinhos, nos balneários de Ipacaray e Solymar. Na última análise, apenas esses dois locais tinham sido considerados próprios para banho.

De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, a melhoria é fruto do período de estiagem durante a coleta. “Tudo que havia prejudicado os boletins anteriores já foi para o mar aberto. A estiagem, somada à acomodação desses resíduos, fez com que obtivéssemos essa melhora. Mas, se a análise tivesse sido feita na segunda-feira, por conta da estiagem garanto que teríamos no mínimo 30 pontos próprios para banho”, avalia.

Sobre a qualidade da água dos rios avaliados pelo IAP, o Rio do Nunes, em Antonina, Nhundiaquara e Marumbi, ambos em Morretes, continuam sendo indicados pelo instituto para banho.

No primeiro boletim divulgado pelo IAP, em 15 de dezembro, oito locais foram considerados próprios para banho e 35 impróprios. No segundo, dos 43 pontos analisados, 11 foram considerados próprios.

Já no terceiro, dos mesmos pontos analisados, seis foram considerados próprios. E, no quarto boletim, do dia 5 de janeiro, quatro pontos eram indicados pelo IAP. Os impróprios chegaram a 39.