O prefeito Luciano Ducci inaugurará neste sábado (22) o Memorial Africano, na praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho, uma homenagem de Curitiba ao povo afrodescente do Brasil e ao continente-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2010 de ônibus e o Hospital do Idoso.

“A África é um continente do qual o Brasil tem raízes profundas. Nada mais certo do que reservar um espaço da capital paranaense para homenagear nossos irmãos africanos, que nesse ano receberão os jogos da Copa do Mundo, um dos campeonatos mais expressivos para o povo brasileiro”, diz o prefeito Luciano Ducci.

A praça, de aproximadamente 21.600 metros quadrados, terá um grande portal na entrada principal, com 54 colunas representando cada um dos países do continente. Quadradas, as colunas de 4 metros de altura levarão o nome do país, bandeira e a localização no continente. As descrições e desenhos serão feitos em azulejos. A ideia é que cada missão oficial de países africanos em Curitiba fixe uma placa na coluna correspondente ao país.

Além das 54 colunas, outras duas, com o dobro do tamanho e diferenciadas das demais, completam o portal. As duas colunas simbolizam a educação e a cultura. Uma delas, da educação, será de aço perfurado com iluminação internada. A outra, será em argamassa com desenhos africanos em baixo relevo.

Um mosaico de pedras nas cores preto, branco e vermelho formará o mapa do continente africano, com o desenho dos países. A praça terá ainda espaço para feiras de artesanato étnico.