O primeiro Memorial às Vítimas do Trânsito do Brasil foi inaugurado nesta segunda-feira (8) pelo prefeito Beto Richa e pelo presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Complementar e Capitalização (CNSeg), João Elísio Ferraz de Campos.

“Este espaço foi projetado especialmente para ser uma reflexão sobre a violência do trânsito, que mata hoje mais que todas as guerras juntas”, disse Richa.

O memorial foi construído ao lado do Museu do Automóvel, no parque Barigui, em parceria da Prefeitura com a Confederação Nacional e com a Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada e das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor).

O memorial foi projetado pelo arquiteto Fernando Canalli, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Todo o espaço possui iluminação com lâmpadas de maior durabilidade e menor consumo de energia, o sistema mais moderno de iluminação pública atualmente.

O conjunto da obra inclui um lago com lambaris, cascata e uma trilha que vista de cima é a sombra da chaminé da antiga olaria que existia no parque, onde hoje funciona uma academia de ginástica da Prefeitura.