Desde segunda-feira, o Mercado Municipal de Curitiba está atendendo em novo horário. A principal mudança ocorreu no funcionamento das sextas-feiras, dia em que o mercado ficará aberto até as 20h, para atrair as pessoas que quiserem fazer compras para o final de semana ou procurarem por uma happy hour na praça de alimentação do mercado.

Nos demais dias, o horário de fechamento permanece sendo às 18h. A única mudança será no horário de abertura, que mudou das 6h para as 7h, devido ao horário de verão. Aos domingos, o mercado funcionará até as 13h, e nas segundas-feiras, a abertura das lojas será facultativa aos comerciantes.

As mudanças foram sutis, mas geraram reações tanto dos consumidores quanto dos comerciantes. Priscila Fraga, que faz compras com freqüência no mercado, acredita que, para o consumidor, a mudança não altera em quase nada. Já Thiane Caroline da Silveira aprova o horário de sexta-feira: "dá para sair do trabalho e vir fazer as compras".

Donos de bancas de frutas e verduras no mercado, Masumi Koketsu e Gervásio Nishino também se mostraram indiferentes às mudanças. "Para nós não muda nada. Não vamos perder fregueses por abrir mais tarde, mas também não deveremos ganhar por ficar mais tempo na sexta-feira", comenta Gervásio.

Entre os comerciantes da praça de alimentação, que seriam os mais beneficiados com a mudança, o novo horário não agradou. "Ninguém janta às 20h", reclama Amauri Costa Júnior, dono de um dos restaurantes do mercado.

O gerente do estabelecimento, José Carlos Koneski, informou que as mudanças de horários ocorreram após uma pesquisa realizada com os consumidores do mercado e que foi tudo votado pelos comerciantes.