O município de Antonina, no litoral do Estado, é famoso por seu Carnaval de rua e por sua arquitetura histórica, com casarios e praças antigas. Mas quem passar por lá vai apreciar também uma rica culinária, com comidas típicas da região.

Além do tradicional barreado, camarões, siris, outros frutos do mar podem ser saboreados no Mercado Municipal, que foi restaurado no fim de 2007 pelo governo do Estado.

O mercado, um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, situa-se na Baía de Antonina. Foram R$ 366 mil em investimentos do Estado na obra de revitalização do espaço, que conta com restaurantes, lojas de artesanato, sorveteria, lanchonete, agência de viagem e banheiros para portadores de necessidades especiais.

O espaço contempla ainda o tradicional mercado de peixe, que foi inaugurado no ano passado para atender pescadores locais com um espaço adequado e de higiene.

Há ainda a reforma do trapiche, cuja obra já está em fase final. Tudo isso faz da região uma opção de lazer, um espaço para encontro de moradores e turistas, que podem conhecer um pouco da história do Paraná, saboreando boa comida.

O proprietário de um dos restaurantes, Joaquim Ferreira dos Santos Filho, 48 anos, conta que a revitalização do Mercado Municipal, do trapiche e do Mercado de Peixes têm atraído cada vez mais turistas para a região. O resultado é o aumento das vendas.

“Não conseguimos fechar o restaurante, estamos trabalhando todos os dias, com grande movimento. O mercado é um local estratégico e tem uma vista linda. Bom para quem vem passear e para quem trabalha aqui”, disse.

As vendas também aumentaram para o restaurante comandado por Wilson Clio Filho, 49 anos. “Com a revitalização, o Mercado Municipal se tornou um atrativo turístico muito importante. Aqui, oferecemos um cardápio variado. Quem passar pelo mercado também vai encontrar artesanato regional, feito por membros da Associação dos Artesãos de Antonina.