Acontece até a próxima sexta-feira, em Curitiba, o 44.º Congresso Brasileiro de Geologia. O evento ocorre desde o último domingo no Estação Embratel Convention Center, no Shopping Estação.

Neste ano, o Congresso tem como tema “O Planeta em Nossas Mãos”, uma alusão aos assuntos que serão discutidos, como a responsabilidade na exploração mineral, os desafios e fronteiras na exploração de petróleo, as mudanças climáticas do planeta, entre outros.

O evento tem 37 simpósios temáticos, 14 sessões técnico-científicas, dez mesas-redondas, seis conferências, além do lançamento de livros e exposições. O congresso conta com a participação de 50 instituições públicas privadas, entre elas dez instituições de ensino.

Cerca de 2,5 mil pessoas, entre profissionais e estudantes, participam. Alguns eventos paralelos também atraem o público. Uma das exposições paralelas ao congresso é a Isto é Mineração e Isto é Geologia, que aproxima o público do geólogo e esclarece dúvidas sobre a extração mineral.

Entre os livros lançados durante o evento está a obra Geologia na Universidade Federal do Paraná: uma História Traçada para o Futuro, dos professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rubens José Nadalin e Tatiana Marchette. O Estação Embratel está localizado dentro do Shopping Estação, na esquina das Avenidas Sete de Setembro e Marechal Floriano.