Foto: Aliocha Maurício
Moradores do Parque Monte Castelo se uniram na ação de limpeza.

Moradores do bairro Parque Monte Castelo, em Colombo, foram ontem cedo para a rua. O frio não desanimou o grupo que pretendia recolher o lixo jogado pelos próprios moradores. A presidente da associação de moradores, Jaci Terezinha de Oliveira, explicou que a intenção era conscientizar a população para melhorar a qualidade de vida no bairro.

Antes do trabalho, o grupo com cerca de 30 pessoas se reuniu para tomar café da manhã na associação de moradores. Depois de bem alimentados, cada um saiu para a rua com uma sacola na mão. Não chegaram a percorrer nem uma quadra e os sacos já estavam cheios de papéis, plásticos, garrafas. O material foi recolhido da frente das casas e de terrenos baldios.

Jaci diz que a idéia de fazer o mutirão da limpeza surgiu do grupo de 18 pessoas que está sendo alfabetizado pela associação. Eles começaram a discutir questões relacionadas ao meio ambiente e viram que no bairro onde vivem as pessoas não têm levado a limpeza muito a sério.

Jaci conta que tem gente que cria galinhas e depois de prepará-las para as refeições, costuma jogar as penas dos bichos no outro lado da rua, dentro de uma valeta.

Além disso, há pessoas que cortam as árvores e deixam os galhos jogados na frente da casa ou em lotes vazios, descartando ainda outros meterias que incluem até sofás velhos. ?No entanto, a coleta de lixo ocorre três vezes por semana e tem ainda o caminhão que recolhe os materiais recicláveis?, falou.

Ela lembra que o lixo acumulado acaba contaminando a água e o solo. ?A água da chuva acaba levando tudo para os rios?, explica. Além disso, atraem ratos, baratas e outros insetos. Sem contar que o visual do bairro acaba prejudicado.

Anacleto Borges mora em outro bairro e veio colaborar com a limpeza. ?Tem que ajudar. Mas o bom seria se não precisasse. A gente acha que com essa iniciativa as pessoas acabam aprendendo, tem gente que não ajuda porque não foi ensinada?, falou.

Também participou do mutirão um caminhão da Prefeitura para recolher o lixo e uma equipe para roçar o mato em frente às casas.