A Rua David Tows foi bloqueada no protesto.

Moradores do Bairro Novo C, em Curitiba, fizeram ontem pela manhã um protesto contra a falta de infra-estrutura do local. Muitas ruas não são asfaltadas e não há manilhas protegendo a população do esgoto e de córregos poluídos. Os manifestantes queimaram pneus e bloquearam a Rua David Tows.

Segundo o presidente da Associação Geral dos Moradores do Bairro Novo, Roberto Fernandes, a população convive com as dificuldades há sete anos. O pó das ruas e o esgoto a céu aberto estão causando muitas doenças, principalmente em idosos e crianças. “O posto de saúde do bairro está cheio de gente com alergias e problemas respiratórios”, conta. Além disso, ele destaca que facilmente são encontrados ratos e aranhas pela falta de manilhamento.

Fernandes explica que os moradores resolveram bloquear a rua depois de várias tentativas de chamar a atenção da Regional do Bairro Novo com abaixo-assinados. “Foram entregues mais de vinte, mas não conseguimos nada. Estamos elaborando mais um, com o máximo de assinaturas que pudermos conseguir em todo o bairro. Ele será encaminhado para a regional novamente”, afirma. Ele promete prosseguir com os protestos em frente à sede da regional e da Prefeitura Municipal de Curitiba, caso as reivindicações não sejam atendidas.

A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que a administração municipal reconhece que as obras no Bairro Novo C são necessárias. Elas estão previstas no orçamento de 2005 e serão executadas no mesmo ano. No período eleitoral, a legislação impede que sejam promovidas licitações ou liberação de recursos. Somente a manutenção da cidade está sendo realizada. De acordo com a assessoria, a Prefeitura está disposta a receber uma comissão dos moradores.