O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) começou nesta segunda-feira (24) a distribuir panfletos orientando os motoristas sobre horários alternativos para a travessia do ferryboat durante o feriado de Carnaval, do dia 28 ao dia 5 de março.

Ao todo, serão entregues mais de 70 mil panfletos, nos postos da Ecovia e da Concessionária Travessia de Guaratuba. No material também há orientação sobre o retorno do feriado, quando haverá inversão de sentindo na rodovia PR 407.

Os técnicos do DER fizeram o levantamento dos melhores horários de travessia levando em conta a média histórica deste feriado. A estimativa é que o movimento no ferryboat seja quatro vezes maior que os dias normais. Por isto vão estar em funcionamento cinco embarcações, com capacidade de transportar cerca de 800 veículos por hora.

Com as atividades programadas pela Guaratubanda e Caiobanda, haverá muita movimentação de veículos durante os dias de folia. Por isto, o motorista deve ficar atento aos horários dos panfletos, que vão informar os melhores momentos para fazer a travessia e não perder a festa.

A recomendação é para que os motoristas fiquem atentos no retorno do carnaval. Para facilitar o trânsito de veículos, será feita no dia 5 de março a inversão do sentido de tráfego da PR 407 das 8h às 13h, no sentido Praia de Leste à BR 277. O tráfego com destino aos balneários de Pontal do Paraná deverá ser feito pelas rodovias PR 508 (Alexandra à Matinhos) e PR 412.