O movimento de retorno do feriado deve lotar as estradas paranaenses a partir da tarde desta quarta-feira (8). A previsão é que 25 mil veículos partam do litoral do Paraná e de Santa Catarina em direção à Curitiba, segundo a Ecovia, concessionária que administra o trecho da BR-277.

O fluxo de veículos na BR-277 já era considerado acima do normal por volta de 13 horas, quando 1,8 mil carros passavam por hora na rodovia. O fluxo deve permanecer intenso até perto de 22 horas, quando o movimento deve começar a diminuir, de acordo com a concessionária.

Muitos motoristas que passaram o feriadão nas praias catarinenses também devem retornar à capital hoje. A expectativa da concessionária Autopista Litoral Sul é que 30 mil carros passem pelas BRs 376 e 101 ao longo do dia.

Para atender o fluxo de movimento do litoral paranaense para a capital, a Ecovia irá promover a Operação de Mão Única na PR-407 das 13h30 às 18h00. O motorista que estiver nos balneários de Pontal do Paraná e Praia de Leste deve aproveitar este período para fazer o retorno, pois vai encontrar a estrada livre, com duas faixas de tráfego para viagem.

Para quem esta nas praias de Matinhos ou Guaratuba, por exemplo, e que geralmente utiliza a PR-508 para o retorno, a dica é optar pelos horários antecedentes às 13 horas ou após as 18 horas, assim, evita-se coincidir com o tráfego proveniente da PR-407.