A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria da Mulher, abre nesta segunda (7) inscrições para uma nova turma do curso de formação de camareiras de hotel. O prazo para vai até a próxima quarta-feira (9) e a turma de mulheres será a quarta formada pelo projeto municipal. O início do curso está marcado para o dia 14 e, no total, serão oferecidas 20 vagas. A novidade para este ano, são as cinco vagas oferecidas para mulheres com algum tipo de deficiência.

O treinamento, que é gratuito e possui carga horária de 20 horas, tem parceria com o curso de Turismo e Hotelaria da Universidade Norte do Paraná (Unopar). O curso será realizado da mesma forma que foi feito nos outros anos: dividido em parte teórica e atividades práticas. 

A parte teórica,  será aplicada pelos alunos da Unopar, e vai abordar temas como relacionamento interpessoal e comunicação, noções básicas de primeiros socorros, postura profissional e entrevista de emprego, gênero e etiqueta. Já o módulo prático, vai ser realizado no Hotel do Lago, com o qual a secretaria assinou convênio. 

Em relação às cinco vagas oferecidas para mulheres com algum tipo de deficiência, a assessora municipal de Políticas de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Martinha Dutra, ressaltou a importância da inclusão social que será feita na nova turma. Ela explicou que as mulheres com deficiência, que irão participar do curso, vão receber o mesmo conteúdo que as outras participantes, já que os materiais e o método utilizado no treinamento serão readequados para elas. "O curso vai proporcionar uma experiência diferente aos alunos da Unopar que vão dar o curso, para os professores que irão auxiliar, para os locais onde vão ocorrer o treinamento, e para as próprias mulheres, tendo algum tipo de deficiência ou não", completou. 

As mulheres que quiserem se inscrever devem procurar o Espaço Mulher durante o prazo estabelecido, pelo telefone (43) 3378-0575, ou comparecerem ao local, na rua Mário Bonalume, nº 633, jardim do Leste.