Um dos trabalhos feitos pela Prefeitura de Paranaguá para conter os avanços dos casos de aids está relacionado à intensificação da prevenção. Este trabalho é executado pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio do CTA (Centro de Testagem Anônima), que funciona no prédio do CME (Centro Municipal de Especialidades).

A coordenadora do CTA, Soraia Nicodemos, informa que o trabalho preventivo acontece em forma de palestras no próprio setor, de terça a sexta-feira, sempre a partir das 7h30, aberto a todas as pessoas. As palestras têm um público médio de trinta participantes, na maioria pessoas que fazem os exames de HIV, preparados anteriormente pelos técnicos do CTA.

O trabalho preventivo também atende a região litorânea do município, incluindo a Ilha do Mel. Este assessoramento visa conscientizar as pessoas sobre as formas de contágio e a transmissão do vírus.

Os exames para detecção do vírus são realizados no CTA, de terça a sexta, das 7h às 9h, e os resultados podem ser obtidos no mesmo local das 9h às 16h. De acordo com o relatório de maio, 338 pessoas fizeram os exames. Deste total 78 são homens e 260 são mulheres, incluindo as gestantes, demonstrando que as mulheres estão mais conscientes sobre os riscos da doença.

Outro dado de alerta é com relação as coletas mensais, que sempre oscilam na casa dos 10% para resultados positivos, um índice considerado muito alto para o município, que mesmo sendo a cidade com maios casos de HIV no Paraná também é a que mais realiza trabalho preventivo.

Desde o início do ano, a entrega de medicamentos também acontece no setor. Os pacientes que necessitam do “coquetel” adquirem os remédios após prescrição médica feita diariamente no CTA.