Foto: Lucimar do Carmo/O Estado

 Com mangueiras e escovões, trabalhadores se esforçaram para deixar o piso mais bonito para o Natal.

A garoa fina que atingiu Curitiba na manhã de ontem não tirou a empolgação de 150 pessoas que, das 6 às 9 horas, participaram da lavagem do calçadão da rua XV de Novembro, no Centro. Com mangueiras e escovões, os trabalhadores, pertencentes a 17 empresas de limpeza, se esforçavam para deixar o piso mais bonito para o Natal.

"Algumas pessoas nem dormiram de sexta-feira para sábado para poderem participar da lavagem. Quando chegamos à rua XV, antes das 6 da manhã, encontramos o piso encrostado de sujeira, como pó e gordura. Nossa intenção é deixá-lo mais branco e conseqüentemente com melhor aspecto", disse o coordenador de projetos da Fundação de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Facop), Pedro Paulo Carneiro.

Todas as pessoas que participaram do trabalho o fizeram de forma voluntária. Os equipamentos e o material de limpeza (cerca de mil litros de detergente concentrado) utilizados foram cedidos gratuitamente pelas empresas participantes, que contaram com o apoio da Associação Comercial do Paraná (ACP) e da Prefeitura.

"Da Praça Osório à UFPR, dividimos o calçadão em cédulas de trabalho e cada empresa participante ficou responsável pela limpeza de uma", explicou o diretor da Facop e presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio em Curitiba (Siemaco), Manassés de Oliveira. "Com essa iniciativa, pretendemos, tanto valorizar o trabalho das cerca de 45 mil pessoas que trabalham no setor de asseio e conservação do Paraná, quanto conscientizar a população sobre a importância de manter a XV, que é um dos principais cartões postais de Curitiba, disse".

Esta foi a primeira vez que a lavagem do calçadão foi realizada. A partir do próximo ano, a Facop pretende fechar novas parcerias com empresas de limpeza e expandir a iniciativa para outros grandes centros urbanos do Estado. Também em Curitiba, a idéia é, futuramente, promover a limpeza em escolas, praças e outros pontos característicos.

Paralelamente ao mutirão de limpeza, a Prefeitura promoveu serviços de manutenção, como troca de lâmpadas, pintura de postes, arrumação das floreiras e limpeza de lustres.