Foto: Lucimar do Carmo
Fernanda experimenta a alegria de ser mãe pela
1.ª vez.

Luiz Henrique é o nome do primeiro bebê que nasceu em Curitiba no ano de 2008. Enquanto na cidade ainda podia-se ouvir a comemoração com a chegada do ano novo, à 1h10, Luiz Henrique nasceu na Maternidade Mater Dei, no centro da cidade.

A mãe de Luiz Henrique, Fernanda Zanetti Antonietto, tem 30 anos e chegou no hospital no início da manhã do dia 31. ?A bolsa rompeu por volta das 9h30, quando cheguei aqui no hospital, onde passei o dia, até a hora do parto, que foi normal?, contou.

Moradora de Matinhos, litoral do Paraná, Fernanda teve seu primeiro filho e revela seu receio, típico de mães de primeira viagem. ?Por ser meu primeiro filho, tenho medo de não saber cuidar. E, como minha mãe já é falecida, não vou ter aquele suporte que geralmente as mulheres têm de suas mães?, disse.

Com 41,5 centímetros e 1,760 quilo, Luiz Henrique nasceu prematuro, com 33 semanas, e está recebendo oxigênio na maternidade. Por isso, sua previsão de alta é para o final do mês.

Outros nascimentos

Apenas dois minutos depois do nascimento de Luiz Henrique, veio ao mundo Nara Alessandra, na Maternidade Maracanã, que fica no município de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. Também nascida de parto normal, Nara Alessandra tem 2,975 quilos e 47 centímetros. ?Ela chegou um pouco antes. O nascimento estava previsto para o dia 25 de janeiro?, afirmou a mãe, Elaine Rotella, de 21 anos. ?Senti dores intensas durante o parto?, completou Elaine, que já tem um filho de quatro anos.

Outras crianças que tiveram seus nascimentos registrados em maternidades da capital e região durante a madrugada do primeiro dia do ano foram à 1h20 na Maternidade Atílio Talamini (São José dos Pinhais); 2h20 na Maternidade Victor Ferreira do Amaral (Rebouças); 4h15 no Hospital Nossa Senhora de Fátima (Centro); 4h40 no Hospital do Trabalhador (Água Verde); 4h55 na Maternidade Nossa Senhora do Rocio (Campo Largo); 5h40 no Hospital Angelina Caron (Fazenda Rio Grande); 6h36 na Maternidade Curitiba (Água Verde) e às 7h54 no Hospital Santa Cruz (Batel).