Opções de presentes para esse Natal não vão faltar nas lojas e shoppings de Curitiba. Mas que tal mudar um pouco e agradar pessoas carentes, que não têm condições de comprar algo para essa data especial? Diversas opções de Natal solidário em Curitiba possibilitam presentear crianças, adultos, idosos e até mesmo animais nesse final de ano. Comprar presentes ligados às Ongs’s ou de empresas que destinam renda para instituições sociais podem fazer a diferença para muitos nesse Natal.

Exemplo disso é a campanha feita em parceria entre o Pão de Açúcar e o Instituto Rodrigo Mendes, na qual é possível comprar canecas e bowls com imagens produzidas por alunos do instituto, que trabalha a inclusão por meio da arte. Na campanha estão seis diferentes modelos de desenhos impressos nas cerâmicas, com preços a partir de R$ 8,90, que serão destinados em parte ao instituto. Outra parceria com o Pão de Açúcar e a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) envolve a doação de parte da renda arrecada com a comercialização de panetones de fabricação própria.

Também é possível ajudar famílias de baixa renda de uma forma diferente do comum. Por meio dos produtos da Ong Focinhos, é possível contribuir com o trabalho voluntário de castração promovido pela organização. Vânia Rombauer, uma das voluntárias da Focinhos, explica que a renda arrecadada é aplicada na compra de material específico para realização das cirurgias nos animais. “Ajudamos famílias com renda de até R$ 2 mil por mês com a castração de seus animais de estimação”, diz. Os produtos podem ser comprados também pelo site www.projetofocinhos.org.br.

A solidariedade não acontece apenas quando se compra algo para ajudar alguém. A doação de brinquedos em bom estado surte efeitos ainda mais marcantes. Essa é a campanha feita há 11 anos pela Associação dos Moradores e Amigos do São Lourenço (Ama). “Trata-se de um trabalho feito em parceria com outras instituições. Mobilizamos voluntários a doarem brinquedos usados. Outros voluntários consertam, limpam, embalam e fazem a entrega”, diz Cesar Paes Leme, presente da Ama. A intenção da associação é ajudar 150 famílias carentes que não têm problemas com álcool, cujos filhos estão estudando e com as vacinas em dia. “O interessante não é simplesmente doar, mas participar de todo o emocionante processo em prol da solidariedade”, ressalta. Informações através do site migre.me/2wUn0.

As moradoras do Asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba, também estão precisando de ajuda nesse Natal. Por isso, elas já fizeram seus pedidos de presente que estão espalhados em cinco árvores de Natal pela cidade. As árvores ficam disponíveis até o dia 16 de dezembro nos lugares específicos presentes do site www.asilosaovicente.org.br. No dia 24 de dezembro haverá a celebração de entrega dos presentes no asilo, no Juvevê, em Curitiba. Informações no (41) 3313-5353.