Nesta sexta-feira (10), das 8 às 12h, na avenida Arthur Tomas, ao lado do Fórum de Maringá, toda a equipe do Hemocentro de Maringá estará realizando a coleta de sangue. A mobilização está sendo organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Maringá, dentro da programação da Semana do Advogado.

De acordo com o presidente da Ordem, César Augusto Moreno, essa manhã de coleta é direcionada à classe, no entanto, toda a comunidade pode participar. ?Queremos chamar a atenção de todos para a importância da doação, um gesto simples, que faz bem à saúde e ainda ajuda a salvar muitas vidas?, comenta, ressaltando que este é o início de uma parceria com o banco de sangue da Universidade Estadual de Maringá (UEM). ?Vamos estar sempre colaborando, mobilizando a classe, ajudando nas campanhas?, ressalta.

Segundo a assistente social Teresa Maria Peluso, toda a equipe do banco de sangue estará nesse dia de coleta. ?Essas coletas externas são feitas com um ônibus equipado e toda a nossa equipe, que inclui um médico, enfermeiro, assistente social, técnicos em enfermagem e pessoal administrativo e de serviço de copa?.

De acordo com a assistente social do Hemocentro, em quatro horas é possível coletar até 70 bolsas de sangue de 450 mls. Todos os doadores passam por triagem no local. 
 
Doar sangue faz bem à saúde

Doar sangue freqüentemente, desde a juventude, pode ajudar o sistema circulatório a se manter saudável quando se chega à idade adulta. Isso acontece porque elas reduzem os depósitos de ferro, um mineral que, em excesso, acaba sendo tóxico para o organismo, segundo uma pesquisa de três centros médicos dos Estados Unidos, comandada pelo especialista Leo Zacharski.