Cães e gatos vacinados e identificados com microchips estarão disponíveis para adoção na próxima edição da feira de adoção Amigo Bicho, promovida pela Prefeitura de Curitiba, que acontecerá neste sábado (09). Os animais adultos que participam da feira já foram castrados.

Para aqueles que não podem adotar, mas querem ajudar, a Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou uma campanha de participação para arrecadar ração que beneficiará cães e gatos que aguardam pela adoção. Interessados em participar, podem entrar em contato com a Rede, pelo telefone (41) 3350-9939.

Recentemente, no dia 1º de novembro, 29 cães das raças Rotweiller, Boxer e Pitbull, que foram retirados pela Rede de Proteção Animal de um canil irregular no bairro Boa Vista, foram rapidamente adotados. Antes de seguirem para adoção, eles foram microchipados e tiveram atendimento veterinário. Todos já têm cirurgia de castração agendada.

Amigo Bicho

A feira Amigo Bicho é mensal e acontece tradicionalmente das 10h às 16 horas de sábado, no Parque Barigüi. O objetivo principal é promover a adoção de cães e gatos. Além disso, a população também tem acesso ao serviço de microchipagem gratuito aos animais domésticos. Os interessados devem levar documentos pessoais e comprovante de endereço.

Desde o início deste ano, mais de mil animais foram beneficiados com o serviço.  O microchip contém várias informações do animal e de seu responsável, o que facilita a identificação em casos de roubo ou fuga do cão ou gato.

O registro de animais comercializados através de microchip é uma exigência que consta na Lei Municipal 13.914/2011 e os números são incluídos no Sistema de Identificação Animal (SAI) da Rede de Defesa e Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.