Cerca de 150 mil estudantes paranaenses, de 53 municípios, estão inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece domingo, das 13h às 18h. Esse número é 52% superior ao total de inscritos no ano passado, devido, em parte, à obrigatoriedade da participação no exame para quem quiser se candidatar a uma vaga no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, 42 instituições de ensino superior do Paraná utilizam o resultado do Enem em seus vestibulares.

Os candidatos devem comparecer com antecedência aos locais das provas, portando o cartão de confirmação de inscrição onde consta o local da prova – e cartão resposta do questionário socioeconômico. Esses documentos foram encaminhados aos inscritos pela coordenação nacional do Enem, mas sua entrega pode ter sofrido atrasos devido à greve dos Correios.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) orienta os alunos que não receberam o cartão de inscrição a adotar um dos seguintes procedimentos: acessar a página do Inep/MEC na internet (www.enem.inep.gov.br/consulta); entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800 616161; ou consultar lista afixada no local onde realizaram a inscrição.

Com o número da inscrição é possível localizar, via internet, o local de realização da prova, bem como imprimir o cartão de inscrição. Localizado o local do exame, os alunos que não receberem a documentação do Enem até sábado (24), poderão fazer a prova normalmente. Basta apresentar carteira de identidade e levar caneta de tinta preta.

No Paraná, a partir de hoje, serão afixadas nos colégios públicos as listagens dos candidatos aptos a realizar as provas no local respectivo.