O prefeito de Curitiba, Beto Richa, e o vice, Luciano Ducci, fizeram anteontem a primeira audiência pública de 2009. No encontro com moradores e lideranças comunitárias da Vila Barigui 2, na Escola Municipal Dario Velozo, na CIC, Richa, Ducci e a equipe de secretários anunciaram novas obras, como unidades de saúde, creches, escolas, reforma e ampliação de Armazéns da Família, regularização de moradias e ações para limpeza do Rio Barigui. Mais de 550 pessoas compareceram.

Richa anunciou que ainda este ano será construída uma ponte sobre o Rio Barigui, na altura da Rua Senador Accioly Filho, para melhorar a ligação entre bairros e o acesso ao Centro Municipal de Urgências Médicas.

O vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, disse que até setembro será entregue a nova Unidade de Saúde Barigui, com mais que o dobro do espaço da atual unidade.

Terá quatro equipes do Programa Estratégia da Saúde da Família e receberá novos programas de promoção à saúde, com professores de educação física, nutricionistas, psicólogos e farmacêuticos. Ducci também anunciou a construção de um Espaço Saúde na Unidade de Saúde São Miguel.

A prefeitura fará ainda realocação de famílias que vivem em áreas irregulares ao longo do Rio Barigui. No que tange à educação, a prefeitura anuncia abertura de 1,6 mil vagas em nove creches novas na região. Já no quesito meio ambiente, serão usados recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para recuperar trechos ao longo do rio.