A Prefeitura está construindo as novas plataformas do Terminal Pinheirinho, que abrigará os ônibus da Linha Verde. As equipes contratadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas implantaram metade da base em concreto, por onde será feito o embarque de passageiros. Com a revitalização, a capacidade do terminal aumentará de 130 mil passageiros/dia para 182 mil, e o terminal poderá receber a nova linha Pinheirinho-Centro, que cruzará a Linha Verde.

As equipes estão trabalhando todos os dias para entregar antes do aniversário da cidade, 29 de março, a primeira parte da reforma, as paradas dos ônibus Pinheirinho/Centro. O trabalho de concretagem está acontecendo nas plataformas, que terão mais de 40 metros, e no novo túnel de acesso, com 30 metros.

As equipes também estão preparando os pilares da nova cobertura do terminal. Se não chover na próxima semana, guindastes especiais serão usados para a colocação do telhado, feito em armação metálica.

As novas plataformas obedecem às regras de acessibilidade, com rampas para pessoas com deficiências, pisos antiderrapantes e sinalização táctil. Os mesmos equipamentos de acessibilidade serão implantados no novo túnel. O novo túnel será interligado ao acesso subterrâneo já existente, que também será reformado, na segunda etapa da obra.

Desta maneira, será possível cruzar o terminal para pegar os ônibus. O terminal ganhará novas pistas de ônibus, em concreto, e reformas da cobertura, banheiros e calçadas, além de sinalização e pintura. O trabalho de colocação da nova cisterna foi concluído.

Também foi pavimentado em concreto o cruzamento da rua João Rodrigues Pinheiro com a Francisco Raitanni, via rápida do Pinheirinho em direção ao Centro. A João Rodrigues, que em 2008 ganhou mais 700 metros de extensão, será, a partir da Francisco Raittani, o ramal de ligação entre o terminal Pinheirinho e a Linha Verde.

Demanda

O terminal será o ponto de partida e chegada dos primeiros ônibus da Linha Verde, que vão ligar o bairro à estação central do novo corredor de transporte, na rua Lourenço Pinto. A nova linha Pinheirinho-Centro será implantada nos próximos meses, e vai atender a uma demanda inicial de 35 mil passageiros por dia.

Com a nova linha, o tempo de viagem será de 25 minutos, dez a menos do que o trajeto feito pelos ônibus do Eixo Sul, que percorrem as canaletas das avenidas Winston Churchill, República Argentina e Sete de Setembro. Também serão beneficiados os passageiros dos ônibus alimentadores que cruzam a antiga BR e irão parar nas estações da Linha Verde. Com isso, quem usa os alimentadores poderá trocar de ônibus sem pagar nova passagem.