Foto: Valdecir Galor/SMCS
Pavimentação será em concreto.

A Prefeitura de Curitiba iniciou nesta semana a construção das canaletas exclusivas para ônibus do novo corredor de transporte da cidade. A pavimentação em concreto das novas canaletas está sendo feita na altura dos bairros Hauer e Fanny, no trecho urbano da antiga BR-116 onde a Prefeitura está construindo a Linha Verde, complexo de obras que vai ampliar o sistema de transporte, reorganizar o trânsito, integrar os dois lados da cidade dividida pela antiga rodovia e transformar a região sul da cidade em novo pólo de desenvolvimento.

As canaletas da Linha Verde serão pavimentadas em concreto em toda sua extensão e, diferente dos demais eixos de transporte, permitirão a ultrapassagem dos ônibus. O mesmo modelo será adotado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, entre a antiga BR-116 e o Centro, que fará parte do corredor da Linha  Verde. A previsão é que as obras estejam prontas até meados do ano que vem, permitindo a implantação de nova linha de ônibus, a Pinheirinho/Centro.

Moderno

A Linha Verde terá dez faixas de tráfego, incluindo as canaletas, e estacionamento em toda sua extensão, além de dez quilômetros de ciclovia, parque de 21 mil metros quadrados, sistema de semáforos de comunicação sem fio e novo sistema de iluminação. (SMCS)